segunda-feira, 9 de abril de 2012

A importância do condicionamento físico

          Faz um mês que retornei ao treinamento de desporto. Durante este período, pude notar o quanto meu condicionamento físico se perdeu nos anos em que estive afastado desta modalidade. Antes, já estava habituado a fazer toda a semana um árduo treinamento de luva técnica, que muitas vezes durava até 4 horas.

         Nos últimos três anos, o treinamento não deixou de ser árduo. Porém a preparação cardiorespiratória, pude observar que deixou à desejar. Foi enfatizado o treinamento de força e destreza corporal, porém o trabalho cardiorespiratório não alcançou o resultado esperado.


          Reflexo deste trabalho, é que ao retornar ao ringue meu corpo ainda não está conseguindo processar a energia necessária para suportar 3 rounds, de 3 minutos, por 1 minuto de descanço. Requisito mínimo para lutas amadoras. A mente guarda um arcenal de técnicas, porém o corpo não possui energia para aplicá-las. Minha capacidade cardiorespiratória só suporta 1 round.

          Precisei voltar à prancheta, para traçar uma estratégia de recuperação do condicionamento. Tenho pesquisado o sistema de "Treinamento Circuito". Aos poucos estou inserindo em minha rotina diária algumas práticas de exercícios para fortalecer novamente os pulmões. Que incluem corrida de longa distância, pulo de corda, corrida de explosão, bicicleta ergométrica, etc.

         Durante essa prática, tenho refletido bastante sobre a importância do treinamento cardiorespiratório. Muitas vezes, é dada ênfase ao treinamento técnico e espiritual, e deixada essa prática de resistência de lado. Isso é um erro, pois apesar do treinamento técnico ter seu trabalho aeróbico e de fortalecimento, não exige tanto dos pulmões. Estes precisam ser trabalhados exaustivamente, mais que qualquer grupamento muscular.

           Tenho sentido na pele o que a falta desse tipo de treinamento nos últimos anos causou. Pois, pode se saber centenas de técnicas. Mas se não tiver resistência física para suportar vários minutos de constante troca de golpes e movimentação. Todo conhecimento técnico se anula. Muitos fatores da luta estão diretamente relacionadas à resistência respiratória, que representa uma porcentagem superior à 50% do resultado de um embate.


          Agora, é preciso ter uma meta bem definida de onde preciso chegar. Tentar inserir as rotinas de treinamento para poder recuperar o condicionamento perdido. E principalmente, buscar forças dentro de si mesmo para não desanimar.

          Me distanciei do blog por algum tempo. Pois nessa transição de uma escola para outra que passei no último mês, muitas reflexões a respeito do treinamento estão se movimentando em meu subconsciente. Passei rapidamente de um extremo a outro de duas realidades, de distintas formas de treinamento. Um extremo enfatizando a espiritualidade, para o extremo da competitividade e exigência física. Estou tentando temperar novamente o corpo para esse extremo. Sem perder o equilíbrio entre a pena e a espada.

OSS

9 comentários:

Armando Inocentes disse...

Um provérbio português diz "parar é morrer!".

Ainda bem que não parou...

Há que ser paciente e nunca desistir!

Condicionamento físico, preparação mental e técnica exímia - três faces de uma moeda. Agora o desafio: onde é que uma moeda tem três faces?

Grande abraço!!!

Armando Inocentes disse...

Onde é que uma moeda tem três faces?
O FÍSICO, O MENTAL E O TÉCNICO?


Sugestões???

Eduardo Lara disse...

OSS Sensei:

No dia de ontem refleti, pensei... buscando uma resposta para o que seria a moeda de três faces.
Cheguei a uma conclusão, de que o praticante marcial se compara a um dado, pois este tem seis faces:
1º - Preparo físico;
2º - Equilibrio mental;
3º - Técnica;
4º - Humildade;
5º - Perseverança;
6º - Disciplina.

Eduardo Lara disse...

Complementando, uma face dá equilibrio a outra.

- O Preparo físico está em equilibrio com a humildade;
- O Mental está em equilibrio com a perseverança;
- A técnica em equilibrio com a disciplina.

Se qualquer aspecto físico não estiver em perfeita harmonia com uma dessas virtudes, podemos dizer que teremos um dado viciado.

Sem humildade o praticante faz com que sua força física alimente sua arrogância e o ego. Sem perseverança, não se aprende o significado da derrota que é a preparação para um bom vencedor. Sem disciplina não se consegue polir a técnica.

Preciso de sua ajuda Sensei, para entender a profundidade do ensinamento que o senhor está me transmitindo.

OSS

Um grande abraço.

Armando Inocentes disse...

Eduardo San:

Longe de mim tentar estando transmitir um ensinamento. O seu post fez-me raciocinar e o desafio que lancei deu frutos maiores que a árvore.

Quando falei na moeda de três faces, normalmente pensamos sempre numa moeda com duas faces: cara e coroa! Mas uma moeda é cilíndrica, tem uma face lateral. Daí a minha comparação com O FÍSICO, O MENTAL E O TÉCNICO.

Eduardo San foi ainda mais longe ao juntar à minha moeda outra moeda (também com três faces): Humildade, Perseverança e Disciplina.

Já agora, fiquemos com três moedas - a próxima é a do respeito, do auto-controle e da sinceridade!

Com estas reflexões evoluímos...

Grande abração do lado de cá do Atlântico!!

Eduardo Lara disse...

OSS Inocentes Sensei:

Mesmo do outro lado do Atlântico, o senhor está entalhando este bloco de pedra que aqui se apresenta.

Um grande abraço!

Armando Inocentes disse...

Refletindo, pesquisando, trocando ideias...

Como vê, agora estamos mais ricos! Temos ambos 3 moedas!

Abração!

Amanda Alcantara - Jornalista, Karateka e Estudante de Educação Física disse...

Pensei muito antes de discordar de você quando disse que se não tiver resistência cardiorespiratório, todo conhecimento se anula, mas discordo. Em qualquer que seja a deficiência que lhe faça não responder aos treinamentos, o conhecimento que você tem NUNCA VAI SE ANULAR. Uma vez de posse dos conhecimentos, você pode adequá-los ao seu estado físico. Se eu entendi a sua explicação neste post errado, eu peço que explique melhor. OSS...!

Eduardo Lara disse...

Oss Amanda san!

Houve um pequeno equívoco de interpretação. Me refiro ao exemplo de uma luta. Onde não basta apenas o conhecimento técnico.
Cito o exemplo de uma luta de kickboxing, onde as lutas duram 5 rounds de 3 minutos por 1 de descanso.
Apesar do conhecimento técnico ser necessário. Se o lutador não tiver preparo físico para suportar os 15 minutos de constante movimentação + pressão psicológica + adrenalina + resitência à dor + resistência cardiorespiratória, etc. Não adiantará ter uma boa bagagem técnica.
O bom desempenho em uma luta é o equilibrio entre 60% de resistência, contra 40% de técnica.

Espero ter explicado melhor a idéia.

OSS