quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os ciclos que se cumprem

          Passei longos meses sem publicar neste espaço. Longos meses de reflexão, de observação às pegadas deixadas pela longa caminhada nessa vida.

            Demorei a entender que nossa vida é composta por vários ciclos que vem se cumprindo no decorrer da caminhada. Muitas coisas dão certo, outras coisas não, outras coisas que seguiam em equilibrio simplesmente deixam de fazer sentido em nossas vidas. Existem também coisas que corremos boa parte de nossa vida tentando alcançá-las, mas elas afastam-se. Parecendo ir para mais longe a cada vez.

          Assim os ciclos se cumprem e outros iniciam em nossa vida. Por mais que sintamos saudades e tenhamos certo apego por fases de nossas vidas que se passaram, elas acabam e não voltam mais. Carregamos conosco somente as boas lições que aprendemos ou as decepções que tivemos. Ambas as experiências nos fazem crescer, nos fazem adentrar os novos ciclos com mais discernimento.



          É dificil de aceitar que o ciclo foi completado devido ao apego. Por isso muitas vezes insistimos em tentar retomar as coisas que nos faziam bem. E quando voltamos acabamos muitas vezes se decepcionando. Pois não encontramos mais as pessoas que faziam parte daquele ciclo. Encontramos pessoas com objetivos diferentes, visões diferentes, percorrendo caminhos diferentes.

          Então nos frustramos. Primeiramente costumamos por a culpa nas pessoas. Posteriormente colocamos a culpa em nós mesmos. Passamos por fases de depressão, de tristeza. Enfim, acabamos compreendendo que tudo aquilo que passou e não volta mais foi uma etapa de nossa vida que se cumpriu. Um ciclo que se fechou.

          Sinto saudade dos meus primeiros amigos no Caminho do Karatê. Saudade dos amigos que fiz praticando Muay Thai. Sinto saudade daquele tempo que levantavamos todo domingo de manhã para praticar Kenjutsu. Simplesmente cortavamos um galho reto de árvore e davamos a ele a forma de um bokken. Assim treinavamos a herança de diversas linhagens e escolas. Livres de mestres, livre de dogmas.

          Mas aquele ciclo se cumpriu. Aqueles adolescentes cresceram e iniciaram novos ciclos. Eu mesmo demorei a entender que precisava aceitar os novos ciclos de minha vida. Começo a entender que a Arte Marcial que eu desejaria que fosse, foi apenas mais um dos tantos ciclos de minha vida que se fecharam e não voltarão mais.

          Tenho que aceitar a realidade. Hoje, se encontra um verdadeiro Mestre entre mil que se dizem mestres. A maioria ou treinam gladiadores, ou são vaidosos a ponto de pensarem ser "iluminados". Dos dois a segunda categoria é a pior. Pois quem treina gladiadores deixa esse objetivo bem claro. Ao contrário dos "iluminados" que mantém oculta uma personalidade cheia de interesses pessoais enrrustidos atrás de uma máscara. São peritos em trabalhar com a sugestão do pensamento.


Contudo, não perco a esperança de um dia praticar com um Verdadeiro Mestre do Caminho.

          Enquanto não encontro, vou manter manter o espírito de guerreiro hibernando em um canto escondido da alma. Esperar que naturalmente outro ciclo se inicie nesse rumo. Para que eu possa acordar esse pedaço que deseja essa busca. O que é para nós um dia simplesmente acontece.



          Muitas oportunidades são como pássaros voando. Quanto mais corremos atrás para tentar capturá-lo, mais ele fica arisco e voa para longe. Um dia na quietude da alma, o pássaro simplesmente senta em nosso ombro.

OSS!

9 comentários:

Armando Inocentes disse...

É verdade... um dia na quietude da alma, o pássaro simplesmente senta em nosso ombro.

Mas não será melhor ir à procura do pássaro e em vez de tentar capturá-lo esperar que ele simplesmente se sente em nosso ombro?

Lara San, um abraço!

Eduardo Lara disse...

OSS Inocentes Sensei!

Sinceramente desanimei de buscar o pássaro. Cada vez que penso tê-lo encontrado, ao invés de pássaro encontro um morcego.

Armando Inocentes disse...

FABRIQUE O SEU PRÓPRIO PÁSSARO!

Coloque-o no seu ombro e siga em frente...

Amanda Alcantara - Jornalista, Karateka e Estudante de Educação Física disse...

"Contudo, não perco a esperança de um dia praticar com um Verdadeiro Mestre do Caminho."

Esper que essa frase não queira dizer que você vai ficar acomodado em meio ao Caminho... Nem tudo é como esperamos que seja e esperar não é a melhor das opções. Parafraseando o que disse o Sensei Armando Inocentes: "FAÇA ACONTECER!"
Afirmo que não é nada fácil, mas é bem possível.

Muito bem descrito este post.
OSS!

Eduardo Lara disse...

OSS Amanda!

Já me passou pela cabeça deixar as Artes Marciais e dar ênfase para outras coisas.

Porém tenho dúvidas se esse Ciclo de minha história dentro das Artes Marciais realmente se cumpriu.

Um grande abraço!

Amanda Alcantara - Jornalista, Karateka e Estudante de Educação Física disse...

Você já se perguntou qual é o seu real obhetivo?

Não creio que abandonar seja a solução, seja lá qual seja o seu objetivo, mas sim uma opção... Digo isso por experiência própria...

As dúvidas sempre surgem em meio a caminhada, mas assim como os medos e as inseguranças, elas só servem para serem vencidas... Não deixe que o seu espírito caia num estado SATORI (de acomodação) diante das escolhas que têm de ser tomadas no Caminho... E só um toque, se você ainda tem dúvidas se o ciclo se cumpriu ou não é porque ele verdadeiramente ainda não se cumpriu... AINDA TEM CAMINHO, MUITO CAMINHO EM SEU CICLO, ENTÃO CAMINHE E AFASTE AS DÚVIDAS... Na hora certa você entenderá que o "Verdadeiro Mestre do Caminho" pelo qual você espera é DEUS. É ELE modela nosso caráter e nossa caminhada na prática das Artes Marciais... Até hoje não vi nada em minha vida me aproximar tanto de DEUS e de mim mesma do que a prática no Caminho das Artes Marciais...! OSS!

Amanda Alcantara - Jornalista, Karateka e Estudante de Educação Física disse...

Estou com uma missão a cumprir e já li muito sobre o assunto, mas não dá para saber o que é verdade e o que é imaginação. Gostaria de saber o que você sabe sobre o assunto metsuke - olhar fixo e se pode postar em seu blog algo sobre o assunto que possa realmente me ajudar a ter certeza de que não vou estar escrevendo bobagem. Espero que possa ter uma resposta, pois tenho que apresentar minhas considerações sobre esse assunto até o final de agosto!
OSS, Eduardo!

Eduardo Lara disse...

OSS!
Estava pensando mesmo no que escrever. Obrigado pela sugestão!

Um abraço!

Amanda Alcantara - Jornalista, Karateka e Estudante de Educação Física disse...

Obrigada por atender ao pedido! Não se importa se eu escrever sobre o mesmo assunto? É uma das minhas missões de retorno! OSS!