terça-feira, 3 de julho de 2012

A antiga "arte" da manipulação da mente e da sugestão do pensamento

         Se refletirmos sobre esse assunto. Já pararam para pensar o quanto a mente humana está aberta e vulnerável à sugestão?

         Basta que alguém responda da forma que desejamos ouvir. Que logo nossa mente assimila aquela "verdade".  Acreditem! Existem especialistas em manipular a sugestão do pensamento. São peritos no que denominam "Engenharia Social".

         Engenharia Social, consiste numa série de práticas psicológicas que trabalham a sugestão. Buscando encontrar pontos vulneráveis nas pessoas, afim de conseguir informações importantes ou mesmo que as pessoas ajam de forma subjetiva aos interesses do manipulador que explora a confiança das pessoas. Para isso, o golpista assume personalidade, finge ser especializado em uma determinada área, etc. Explora a falha de segurança das próprias pessoas, que na maioria são despreparadas para esse tipo de ataque e são facilmente manipuladas.



          O ser humano busca sanar suas necessidades básicas como: alimentação, saúde, segurança, estabilidade, etc. Após alcançados esses objetivos, sua maior busca é pelo reconhecimento. Assim, o ser humano costuma ser mais receptivo a avaliação positiva e favorável aos seus objetivos. Aceitando facilmente fatos favoráveis a sua avaliação pessoal, ligada diretamente ao benefício próprio ou coletivo de forma demonstrativa.

          As pessoas costumam agradar-se e sentir-se bem quando são elogiadas, ficando assim mais vulneráveis a dar informações ou realizar atividades. Sente-se bem quando o nomeiam responsável pela realização de certas atividades. Principalmente quando envolvem o reconhecimento e o crescimento de habilidades condizentes ao seu almejo pessoal.

          Observando essas "qualidades", pessoas especialistas na "arte" de persuadir encontram um amplo campo para atuar. Encontram personalidades vulneráveis  à manipulação, que em breve estarão agindo conforme interesses pessoais do "Engenheiro Social".

            A Engenharia Social, não é uma faculdade, sim uma habilidade. Pessoas que desenvolvem essa "habilidade" se especializam em diversos assuntos relacionados a temas específicos para manipularem conforme interesses pessoais. Assim, usam esse conteúdo justamente para encontrar pessoas de personalidade fraca, de fácil persuasão. Se tornam mestres na "Arte de Enganar".

           O Mundo das Artes Marciais é um amplo campo de atuação dos "Engenheiros Sociais".

2 comentários:

Armando Inocentes disse...

Lara San:

Positiva e completamente de acordo!

Mas a Engenharia Social não precisa de encontrar só "pessoas de personalidade fraca, de fácil persuasão" para as manipular. Pode manipular as outras também, embora tenha de recorrer a métodos mais elaborados (requintados) e mais alongados no tempo.

O Mundo das Artes Marciais é um amplo campo de atuação dos "Engenheiros Sociais" porque sendo a "Engenharia Social" uma Arte (e uma ciência) quando o "Engenheiro Social" é simultaneamente um "artista marcial" então temos aqui duas artes, o que faz uma arte ao quadrado...

Grande abraço!

Eduardo Lara disse...

Oss Inocentes Sensei!

Exatamente como o senhor disse. Contudo as pessoas de personalidade mais fraca são mais ingênuas. Demoram muito mais tempo para perceberem que estavam sendo enganadas.

Um grande abraço!