quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Kansha - O Espírito de Gratidão

Ontem a tarde enquanto fazia alguns trabalhos domésticos, pensei muito no meu antigo Mestre. Fui aluno dele por 6 anos, até que um dia vi que não estava mais me identificando com a prática do Muay Thai e parti em busca do Caminho por outra Via.

Comecei a prática do Muay Thai em 1998, e fiz parte da terceira turma da escola. A escola ainda engatinhava nessa época. Pude vivenciar toda a dificuldade que meu mestre teve para que a escola formasse bases firmes. Foi uma época difícil, porque o Muay Thai não tinha a popularidade que tem hoje. Era muito difícil naquela época se conseguir um patrocínio. Os eventos promovidos eram abancados pelo próprio Mestre, que fazia das tripas coração para arrecadar dinheiro.
Mas o Mestre, sonhador e dono de um espírito empreendedor foi superando as dificuldades. Lembro que por meios próprios ele foi participar do Campeonato Pan Americano se sagrando campeão de sua categoria. Depois conquistou o título Sul Americano. Até que conquistou o título Mundial. 

Aquele moleque franzino que trabalhava de engraxate passou a ser uma celebridade. O tão esperado reconhecimento foi conquistado. Graças aos esforços dele que as Artes Marciais cresceram e começaram a serem vistas com bons olhos em minha cidade.

Hoje é comum encontrar um monte de gente com o logotipo do Muay Thai transitando pela cidade. Hoje em tempo de glória. Só os alunos das antigas sabem o sufoco que o Mestre passou para que chegasse hoje onde está.

Voltado ao dia de ontem, a tardinha precisei ir ao mercado. Quando lá cheguei, eis que justamente encontro meu antigo Mestre. Um sentimento misto de espanto (porque tinha passado a tarde pensando), ao mesmo tempo um sentimento de vergonha (pois desde que deixei de frequentar a escola nunca mais os visitei). E era exatamente sobre isso que eu pensava durante a tarde. Pensava o quanto havia sido ingrato. Afinal, foram 6 anos frequentando a escola.

Porém, como sempre foi, o Mestre me recepcionou com um sorriso. Perguntou como estava meu treinamento. Contei pra ele empolgado que estou ministrando aula para minha primeira turma de Bugeiko. E ele me desejou sorte. Se despediu de mim com um: "Deus o Abençoe!". E isso ficou ecoando na minha cabeça. Me fazendo rever os conceitos.

O tempo passa, o amadurecimento chega e a consciência pesa. Mesmo não se identificando mais com a prática, o que sou hoje, em parte é resultado do trabalho do Mestre. Assim como dos outros Mestres que tive durante minha vida. Demora a gente a entender isso. E quando entendemos, é dolorido. Dói quando olhamos no espelho e a consciência aponta para nós mostrando como fomos ingratos.

Agora, me coloco no lugar de um mestre que dedicou seu tempo e trabalho em cima de um aluno e este de repente abandona a prática. Imagino o desapontamento que um mestre sente quando isso acontece.
Porém, como já havia dito. Não me identifiquei mais com a prática do Muay Thai, não vou entrar agora nesses detalhes. Mas deveria ter um pouco mais de consideração, e de tempos em tempos visitar a escola. Não como praticante, mas como alguém que ali cresceu e mesmo sem saber expressar, sente gratidão.

Essa tarde pensando, e esse reencontro repentino me foi de grande valia. Aprendi o significado da palavra KANSHA, o Espírito de Gratidão. E agora, é colocar em prática.

Meu sincero agradecimento aos Mestres que acompanhei, e ao Mestre que acompanho!

DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA!

Nenhum comentário: